quinta-feira, 2 de julho de 2009

G8: ONGS PEDEM A BERLUSCONI AÇÕES CONTRA FOME E POBREZA


ROMA, 2 JUL (ANSA) - Às vésperas da Cúpula do G8, a entidade Coalizão Italiana Contra a Pobreza entregará um milhão e meio de assinaturas ao primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, como forma de pedir ações concretas contra a miséria, a fome e as mudanças climáticas.
Os representantes da instituição, que reúne mais de 70 organizações não-governamentais, irão se reunir hoje com o premier no Palácio Chigi, sede do governo italiano.
Na ocasião, os líderes da Coalizão Italiana Contra a Pobreza vão questionar se o país, atual presidente do turno dos sete países mais ricos e da Rússia, pretende usar sua posição estratégica para impulsionar os instrumentos que garantem os direitos econômicos e sociais no mundo.
Segundo a entidade, a Itália é um dos países que mais reduziram a ajuda às nações em desenvolvimento.
No mês passado, as ONGs Oxfam Internacional e Ucodep exigiram que os membros do G8 (Estados Unidos, França, Itália, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Japão e Rússia), cumpram suas promessas de auxílios aos países pobres.
O porta-voz da Oxfam Internacional, Farida Bena, afirmou que o apelo era dirigido, principalmente, ao governo italiano, o qual, segundo ele, foi um dos que mais recusaram o plano que previa a doação de uma parte do Produto Interno Bruto dos países do grupo para as nações em desenvolvimento até 2015.
"Em 2006, a quota do PIB destinada aos países em desenvolvimento devia ser 0,33%. Em 2008, a Itália colocou à disposição apenas 0,22% e se prevê que este ano será de 0,09%", explicou Bena, ressaltando que algumas nações que não fazem parte do G8, como a Espanha, "estão colaborando melhor, mesmo com a crise econômica".
A próxima Cúpula do G8 está agendada para ocorrer entre os dias 8 e 10 de julho na cidade italiana de L'Aquila. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário