quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mulher vive no limite da pobreza


02 de Julho de 2009

Ela pede à população que a ajude a aliviar a situação difícil em que vive

No limite da pobreza. É assim que vive Selita de Oliveira do Nascimento, 54 anos, moradora na rua Luiz Canani, ao lado do número 345, no bairro Santo Antônio. Doente, a mulher vive em uma casa de madeira sem as mínimas condições de infraestrutura. Desesperada, procurou O Momento para fazer um apelo à comunidade e autoridades a ajudarem a sair da situação difícil em que vive.

Separada, Selita mora sozinha. De vez em quando conta com a companhia de duas netas que dormem em sua casa. Ela tem três filhos casados, sendo que dois moram em Lages. Só que, segundo ela, todos são pobres também e não tem condições de ajudá-la. Dessa forma, enfrenta uma série de problemas vivendo em condições subumanas.

Com dois cômodos, a casa onde ela mora encontra-se com a estrutura comprometida. Há frestas, goteiras e buracos por todos os cantos. O assoalho, a cobertura e as madeiras de base não oferecem segurança; os cupins tomaram conta da madeira. A preocupação é que tudo caia sobre ela. A mobília é composta apenas com objetos velhos. No abrigo é possível encontrar um fogão à lenha, uma mesa com cadeiras, uma cama e alguns objetos de cozinha. Não há energia elétrica e nem banheiro. “Me ajudem, por favor”, apelou.

Mas o drama da mulher não para por aí. Doente, ela sofre de asma, tem cisto e uma hérnia na barriga precisando fazer inclusive uma cirurgia. Por falta de dinheiro, diz que interrompeu o tratamento com remédios. A falta de alimentação também é um drama. Para garantir um prato de comida conta com a ajuda de amigos.

Não bastasse tudo isso, também tem sofrido muito com o frio rigoroso do inverno, pois não tem agasalho e roupas de cama para se proteger. “Eu peço ajuda das pessoas, que façam doação de comida, roupa, móveis, remédios, madeiras para reformar minha casa, enfim, qualquer coisa é bem-vinda”.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social informaram que Selita recebe, de tempos em tempos, uma cesta básica do Centro de Assistência Social (Cras) do bairro Centenário e que já foi orientada a se cadastrar no Bolsa Família. Da Secretaria Municipal de Habitação saiu a promessa de encaminhar uma equipe para verificar a situação da moradia.

Quem quiser ajudar Selita fazendo doações pode entrar em contato com a sua amiga Zilma Terezinha Ribeiro pelo telefone (49) 3224-5986 ou se deslocar à casa de Selita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário