sexta-feira, 3 de julho de 2009

Obama buscará acordo no G8 para ajudar países pobres

CIDADE DO VATICANO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que buscará um acordo para aumentar a ajuda aos países pobres afetados pela crise econômica mundial durante a próxima Cúpula do G8.

O evento, programado para ocorrer entre os dias 8 e 10 de julho na cidade italiana de L'Aquila, reunirá os representantes das sete nações mais ricas (Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Canadá, Japão, Reino Unido) e da Rússia.

Em entrevista ao jornal católico Avvenire, Obama ressaltou que o G20 (grupo dos países industrializados e dos emergentes) acordou em sua última reunião, realizada em abril na cidade de Londres, adotar medidas para "atenuar o impacto da crise econômica" no mundo.

"Neste sentido, fiz o Congresso aprovar US$ 100 milhões em créditos para o Fundo Monetário Internacional (FMI), como instrumento de ajuda aos países pobres", explicou o mandatário.

"A nossa prioridade no G8 é induzir os outros países a fazerem o mesmo", ratificou Obama, pontuando que "os Estados Unidos têm como objetivo redobrar a ajuda".

Ao comentar a relação entre EUA e Itália, atual presidente do turno do G8, o mandatário norte-americano disse que "Roma já contribuiu muito em ações militares no Afeganistão e que se ainda há necessidade de ajuda, é no adestramento das forças locais e no desenvolvimento da economia".

Obama, que durante sua viagem à Itália para participar da Cúpula será recebido pelo papa Bento XVI, contou também que conversará com o Pontífice sobre temas como "a paz no Oriente Médio, a luta contra a pobreza, as mudanças climáticas e a imigração".

Definindo Bento XVI um "líder extraordinário", o presidente contou esperar do Vaticano "uma colaboração duradoura" sobre os pontos que serão abordados no encontro, principalmente os relativos ao Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário