domingo, 7 de junho de 2009

Centenas marcharam contra a fome infantil, 50 mil euros angariados para refeições escolares

Carlos Lopes (arquivo)
O encontro contra a fome infantil ocorreu junto à Torre de Belém

07.06.2009 - 14h11 Lusa
Centenas de pessoas juntaram-se hoje em frente à Torre de Belém, Lisboa, de onde partiram numa marcha contra a fome infantil que conseguiu, na edição deste ano, angariar mais de 50 mil euros para programas de alimentação escolar.

"Os nossos objectivos do ponto de vista financeiro para este ano estão atingidos. Nós pretendíamos angariar 50 mil euros, que representam 250 mil refeições para o Programa Mundial Contra a Fome da Tanzânia, que é o nosso país gémeo", disse à Lusa o coordenador da marcha contra a fome, Eduardo Queijo, que sublinhou que financiar uma refeição para as crianças das escolas da Tanzânia custa apenas 20 cêntimos.

A iniciativa que se estende a todo o mundo, com mais de 70 países inscritos e 190 marchas previstas, reuniu em Lisboa e no Porto, as duas cidades portuguesas que aderiam à marcha contra a fome, cerca de seis mil inscrições, mas esta manhã havia ainda pessoas a inscrever-se junto ao local de partida.

Famílias inteiras, muitas crianças, algumas ao colo, outras comodamente instaladas nos carrinhos de bebé, pessoas mais idosas e grupos de amigos compunham a mancha humana de centenas de pessoas que às 10:30, hora em que foi dado o sinal de partida, se puseram em marcha contra a fome infantil no mundo.

Ana Lima estava entre os muitos participantes que não quiseram deixar de mostrar o seu apoio à causa.

"Vim pelo tema da iniciativa, temos que apoiar quem precisa. Achei giro e resolvi participar", disse Ana Lima, que participou pela primeira vez na iniciativa que já acontece em Portugal desde 2004.

Também Natacha Vieira percorreu os cerca de quatro quilómetros que compunham o percurso da Torre de Belém à zona das Docas por se preocupar com o flagelo da fome.

"Interesso-me por saber as notícias, por saber o que está a acontecer", afirmou a participante que já se tinha juntado à iniciativa em anos interiores e não deixou de sublinhar o menor número de participantes este ano.

Com apenas cinco euros, valor da inscrição, cada pessoa está a providenciar 25 refeições escolares a crianças com fome, contribuindo para a causa do Programa Mundial Alimentar (PAM), a maior organização humanitária do mundo.

Angariar fundos para este programa é o principal objectivo da Marcha Mundial Contra a Fome, uma manifestação global que teve como inspiração os milhões de crianças pobres que percorrem vários quilómetros a pé para irem para a escola.

O Programa Mundial Alimentar pretende alimentar 100 milhões de pessoas em 2009.

Em 2008, a Marcha abrangeu 280 cidades, em 70 países, alcançando um total de um milhão de dólares angariados, o suficiente para alimentar e educar 20 mil crianças durante um ano.

Em Portugal, a Marcha contou com 10 mil participantes, totalizando cerca de 100 mil euros, valor que permitiu alimentar e educar 3.700 crianças durante um ano.

Instituída há sete anos, a iniciativa simboliza uma volta ao Mundo numa união global de forças na luta contra a fome, sendo que os participantes marcham, por um período total de 24 horas, abrangendo todos os fusos horários.

De acordo com números da organização, apesar de existirem alimentos suficientes para toda a população mundial, a fome afecta 400 milhões de crianças em todo o Mundo, estimando-se que morra uma criança a cada seis segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário