domingo, 7 de junho de 2009

Marcha salva da fome milhões de crianças


LEONOR PAIVA WATSON

Lisboa e Porto juntam-se hoje a mais uma Marcha Mundial Contra a Fome Infantil, com partida na Torre de Belém e no Cais de Gaia, respectivamente, a partir das 10 horas, podendo as incrições ser feitas no próprio dia.

A completar sete anos de existência, a iniciativa simboliza uma volta ao Mundo numa união global de forças na luta contra a fome, sendo que os participantes marcham, por um período total de 24 horas, abrangendo todos os fusos horários. O grande beneficiário é o Programa Alimentar Mundial (PAM), das Nações Unidas, sendo o seu objectivo alimentar um total de 100 milhões de pessoas no decorrer deste ano.

De acordo com números da organização, a fome afecta 400 milhões de crianças em todos o Mundo, apesar de existirem alimentos suficientes para alimentar a população mundial. A mesma organização estima que morra uma criança a cada seis segundos. Foi, alías, para combater este flagelo que o PAM estruturou programas de alimentação escolar, através dos quais procura garantir que milhões de crianças têm acesso à escola e a refeições nutritivas. Neste momento, estes programas abrangem cerca de 20 milhões de crianças em idade escolar, em 70 países.

Esta marcha custa cinco euros, prividenciando 25 refeições a crianças com fome. Cada refeição destas custa 20 cêntimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário