domingo, 7 de junho de 2009

Promotoras lançam campanha contra a violência doméstica


Cuiabá / Várzea Grande,

Da Redação

Para dar visibilidade a um tipo de agressão que ocorre historicamente, em silêncio e dentro de casa, a Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher faz, esta semana, mais uma visita escolar.

Desta vez, quem abre as portas para a iniciativa é o Centro Universitário Unirondon. Três promotoras de Justiça de Mato Grosso – Lindinalva Rodrigues, Salete Maria Búfalo Poderoso e Elisamara Vodonos – lançam, na Faculdade de Direito do Unirondon, na quinta-feira (04.06), às 19 horas, a campanha de prevenção à violência doméstica e familiar. Esta já é a sétima instituição de ensino visitada pelas promotoras este ano.

A intenção do Ministério Público Estadual (MPE) é divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas e universidades, públicas e particulares, e sensibilizar, no caso do Unirondon, estudantes de Direito, para a “Questão de Gênero”, nome do projeto das promotoras de Justiça.

“Para os alunos, é um momento importante, porque fica fácil entender e associar teoria e prática”, explica a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Unirondon, Liz Cristina Busatto.

“Questão de Gênero” é uma campanha educativa de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. O projeto tem como público alvo jovens e adolescentes em idade escolar e universitários de todas as idades.

“Vamos fazendo a palestra e tirando dúvidas sobre o assunto”, afirma a promotora Lindinalva Rodrigues, que se destaca nacionalmente pela luta nesta causa. Ela afirma que vai falar sobre o assunto aos alunos de Direito do Unirondon pelo viés jurídico, orientando sobre a melhor forma de defender a mulher agredida e também o agressor, já que neste problema social, nesta patologia histórica, os dois lados são vitimados pelo modelo de sociedade.

Segundo a promotora de Justiça, “vivemos numa sociedade extremamente machista e nunca houve uma lei tão atacada”. Ela diz isso se referindo à Lei Maria da Penha. “É uma verdadeira conspiração para que a mulher continue como está e que este problema seja resolvido em ambiente privado”.

A promotora Lindinalva agradece o Unirondon pelo espaço. “São professores e alunos muito aplicados e alguns deles estão inclusive conosco nas varas especializadas”.

As Promotorias Especializadas no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher têm a proposta de atravessar os muros do MPE, indo aonde o povo está, promovendo palestras, livros, divulgando artigos, dando cursos de capacitação de juízes de Direito, Promotores de Justiça, equipes multidisciplinares, formadas por médicos, psicólogos e assistentes sociais, advogados e outros grupos profissionais.

Conforme estatuto do curso, a Faculdade de Direito do Unirondon, tem como foco, entre outros, “fortalecer a participação das mulheres (superar os obstáculos culturais e políticos que ainda continuam a impedir o acesso das mulheres; desenvolver estudos de gênero para a transformação da educação superior e da sociedade)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário