terça-feira, 2 de junho de 2009

ONU entra em Gaza para investigar crimes de guerra

(Folhapress) - Uma delegação da ONU (Organização das Nações Unidas) chegou ontem ao território palestino da faixa de Gaza para investigar possíveis violações dos direitos humanos durante a ofensiva israelense ocorrida entre dezembro e janeiro últimos que deixou cerca de 1.400 palestinos mortos, na maioria civis. O grupo permanecerá em Gaza por cerca de uma semana e se reunirá "com todas as partes envolvidas, incluindo ONGs, agências das Nações Unidas, vítimas e testemunhas de violações denunciadas, assim como com outras pessoas que possam oferecer informação relacionada aos fatos investigados", informou.
O porta-voz palestino dos postos fronteiriços, Adel Zurob, deu as boas-vindas à delegação no cruzamento de Rafah e pediu que trabalhe "extensamente para revelar os crimes e condenar e perseguir os criminosos de guerra israelenses". O líder do grupo é o sul-africano Richard Goldstone, ex-promotor dos tribunais internacionais para a antiga Iugoslávia e Ruanda. "Nós viemos para ver, aprender e falar com as pessoas de toda a sociedade. Pessoas comuns, do governo e da administração", disse Goldstone à mídia antes de cruzar a fronteira entre o Egito e Gaza. Com ele viajam 14 especialistas legais, como a professora de direito internacional Christine Chinkin, a jurista Hina Jilani e o coronel reformado do Exército irlandês Desmond Travers.
Grupos de defesa dos direitos humanos, como a ONG Human Rights Watch (HRW), acusam Israel de ter cometido crime de guerra pelo uso indiscriminado de fósforo branco em regiões densamente povoadas, por produzir queimaduras e problemas respiratórios em muitos civis. Há ainda denúncias de assassinato de civis inocentes, ordens para atacar deliberadamente equipes médicas e uso de crianças como escudo humano.
Israel rejeita colaborar com a delegação, a qual considera "parcial". O porta-voz da chancelaria israelense Yigal Palmor afirmou que a delegação quer provar que Israel é culpado "mesmo antes de a investigação começar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário