terça-feira, 2 de junho de 2009

Mais de um terço da população vive na pobreza

Um relatório recente recomenda uma maior maior atenção do governo para com os pequenos e médios produtores. Lei de segurança alimentar deve ser resolvida urgentemente
No Panamá, 4 em cada 10 pessoas vivem em situação de pobreza total, sendo que 16,6 por cento da população está em situação de pobreza extrema, avança a agência Adital. O relatório Avançado aos Direitos à Alimentação, divulgado no mês de Maio, aponta para a pobreza, insegurança alimentar e falta de estruturas sociais e políticas como grandes problemas do país. Foi elaborado pelo projecto Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome que conta com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).


Os mais afectados são as populações rurais e indígenas. Os dados divulgados pelo estudo, segundo a mesma agência, revelam a falta de cuidados do estado para com as populações indígenas, que apresentam um nível de pobreza de 98,5 por cento. Na zona rural ronda os 63 por cento. O relatório aconselha ao governo de direccionar as suas políticas a favor dos pequenos e médios produtores, considerando-os as maiores vítimas da crise.

O documento classifica o Panamá como um país “que tem situado as necessidades nutricionais da população como matéria de política do estado”. Refere que a lei de segurança alimentar deve apresentar uma “clareza institucional das competências que cada organismo deve cumprir no marco do Direito à alimentação”. A mesma lei deverá ser aprovada com urgência. "Considera-se urgente levar a cabo acções para socializar esse direito na sociedade e capacitar os agentes públicos e privados que se relacionam com a alimentação", adianta o relatório.

Cristina Santos | FÁTIMA MISSIONÁRIA
02-06-2009 12:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário