domingo, 7 de junho de 2009

ONU promove marcha global para acabar com a fome



Mais de 70 países participaram, neste domingo, da caminhada da agência da ONU que visa financiar refeições escolares nos países pobres.



Mais de 70 países participam, neste domingo, da caminhada da agência da ONU que visa financiar refeições escolares nos países pobres.


Dezenas de milhares de pessoas realizaram, neste domingo (7), uma caminhada contra a fome. O evento foi organizado pelo Programa Mundial de Alimentos, PMA, e agências parceiras.


A caminhada pretende angariar fundos para combater a fome nas escolas de alguns dos países mais pobres do mundo.


Refeições escolares


A marcha anual "Acabe com a Fome: Caminhe pelo Mundo", comemora o sétimo aniversário e contou com a participação de pessoas de mais de 70 países.


O início da caminhada, que teve a abrangência em todos os fusos horários, foi na Austrália.


Garantir uma refeição completa a uma criança da Tanzânia, na idade escolar, custa 20 centavos de euro. Os organizadores da marcha contra a fome infantil em Portugal convenceram pelo menos seis mil pessoas a aderirem à causa do Programa Alimentar Mundial.


"Os nossos objetivos, do ponto de vista financeiro para este ano, estão atingidos. Nós pretendíamos angariar 50 mil euros, que representam 250 mil refeições para o Programa Contra a Fome da Tanzânia, que é o nosso país irmão", afirmou o coordenador da marcha contra a fome em território português, José Queijo, em declarações à agência Lusa.


À RTP, o responsável pela iniciativa lembrou que "alimentar uma criança durante um ano na Tanzânia e também educar, porque isto faz parte dos donativos para o programa escolar e alimentar, custa 35 euros por ano".


"Quando transportamos isso para a nossa realidade, vemos que é, de fato, pouco e que não custa nada ajudar", enfatizou José Queijo.


A diretora-executiva do PMA, Josette Sheeran, disse que atualmente as crianças de países pobres estão sofrendo com o elevado custo dos alimentos e com as repercussões da crise econômica nos países em desenvolvimento.


Multinacionais


O PMA precisa de US$ 0,25 o equivalente a R$ 0,48 para fornecer uma refeição escolar diária a cada criança.


A iniciativa do Programa Mundial de Alimentos é apoiada por três multinacionais: a TNT, uma empresa de transporte expresso, presente em 200 países; a Unilever, que comercializa produtos alimentícios, higiênicos e cosméticos; e a DSM, uma empresa de materiais científicos.


Da redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário