sexta-feira, 19 de junho de 2009

FOME NO MUNDO ATINGE O NÍVEL MAIS ALTO DA HISTÓRIA, DIZ A ONU


ROMA, 19 JUN (ANSA)- Mais de um bilhão de pessoas estão subnutridas no mundo, o maior índice já registrado na história, anunciou nesta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
O número de pessoas que sofrem com a fome superou as expectativas da organização e representa aproximadamente um sexto da população mundial. Esse recorde, segundo a FAO, é resultado da atual crise econômica que reduziu salários e aumentou o desemprego.
Para o diretor geral da entidade, Jacques Diouf, "essa silenciosa crise da alimentação representa um sério risco para a paz e segurança mundial". Diouf enfatizou também a urgência em criar um amplo consenso sobre a eliminação rápida e total da fome no mundo e pôr em prática ações para alcançá-la.
"As nações pobres devem ser dotadas de instrumentos econômicos e políticos necessários para estimular a produção e a produtividade do setor agrícola", afirmou o diretor. Ele acredita que para a maioria dos países pobres, um setor agrícola em boas condições é essencial para combater os problemas da fome e da pobreza.
A agência da ONU, ressaltou ainda que a desnutrição não afeta apenas os países mais pobres, ela atinge também países desenvolvidos, nos quais 15 milhões de pessoas sofrem com a fome.
Na Ásia e Pacífico, existem cerca de 642 milhões de subnutridos, na África Subsaariana, 265 milhões, na América Latina e Caribe são 53 milhões e no Oriente Médio e África do Norte 42 milhões, segundo o relatório da FAO.
A fome no mundo passou de 825 milhões de pessoas em 1995-1997 para 857 milhões em 2000-2002 e 873 milhões em 2004-2006. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário