terça-feira, 2 de junho de 2009

Voo 447: tragédia abala uma gigante

Air France-KLM é a maior companhia aérea europeia

Pior desastre com um avião modelo A330 da Airbus, a tragédia do voo Rio-Paris é também o mais grave acidente da história da maior companhia aérea da Europa. Até então, o recorde negativo da Air France havia sido registrado em 1962, quando 130 pessoas morreram na França após uma falha na decolagem de um Boeing.

A Air France nasceu em 1933, da fusão de diversas empresas que operavam na França. Começou oferecendo voos apenas para a Europa e colônias francesas do Norte da África. A empresa mudou a sede das operações para Casablanca, no Marrocos, ao longo da II Guerra Mundial.

Após a Guerra, a companhia foi adquirida pelo governo francês. Iniciou, então, um processo de expansão, tornando-se uma das gigantes da aviação europeia. Incorporou em 1994 todas as companhias aéreas francesas, dando origem ao grupo Air France. A empresa acabou parcialmente privatizada cinco anos depois. Em setembro de 2003, a Air France fundiu-se com a holandesa KLM, dando origem à maior companhia aérea europeia.

As empresas continuam a utilizar suas cores, embora ofereçam serviços conjuntos. Atualmente, a Air France atende a 258 destinos — milhares de passageiros fazem 621 voos. Seus aviões de carga transportam 1,5 mil toneladas por dia.

Em termos de faturamento, a Air France-KLM é o maior grupo de aviação do mundo, respondendo por 105 mil empregos. Sua base principal é o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

No verão de 2000, após um grave acidente aéreo com um Concorde, a Air France decidiu retirar o modelo da frota — medida também tomada pela British Airways.

Voos entre Brasil e França

> O Brasil é o 12º país no ranking dos que mais visitam a França, segundo a Maison de La France, órgão de promoção turística do país.

> Os países são unidos por 49 voos diretos semanais saindo do Brasil, 26 da Air France. A França é um dos 10 países que mais mandam turistas ao Brasil.

> Os últimos números, de 2007, mostram que 254 mil franceses visitaram o Brasil naquele ano, 20 mil a menos do que em 2006.

Confira gráfico sobre o que teria ocorrido com o voo 447:

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário