quinta-feira, 18 de junho de 2009

ONGs pedem que China reduza previsão de crescimento de emissões

Logo EFE

Pequim, 17 jun (EFE).- As ONGs Greenpeace e Oxfam pediram hoje à China, o maior emissor mundial de gases do efeito estufa, e a outros países em desenvolvimento que reduzam entre 15% e 30% suas previsões de crescimento dessas emissões até 2020.

Assim como os países desenvolvidos deveriam reduzir em 40% o total de suas emissões em uma década, a China e outras nações em desenvolvimento - entre elas o Brasil - "precisam adotar mais medidas para se adaptar ao aquecimento global", ressaltou em entrevista coletiva Li Yan, chefe de campanha para a Mudança Climática do Greenpeace na China.

Li e outros analistas chineses apresentaram hoje o primeiro estudo que relaciona a mudança climática com a pobreza no gigante asiático, elaborado pelas duas ONGs.

O estudo destaca que até agora não foi dada atenção suficiente à relação entre estes dois fenômenos no momento de elaborar políticas para os mais necessitados.

O texto mostra pela primeira vez que as massas de população que vivem na pobreza na China - aproximadamente 106 milhões de pessoas, segundo a ONU - se encontram em locais onde o meio ambiente está em sério risco devido ao aquecimento global.

"Os esforços de combate à pobreza nas décadas passadas podem ser gravemente afetados, a menos que o Governo chinês assuma a liderança no momento de elaborar um tratado de resgate 'agressivo' na cúpula de Copenhague", que acontece no final deste ano, destacou Li Yan.

O Protocolo de Kioto não obrigava os países em desenvolvimento a reduzir suas emissões, mas o objetivo em Copenhague será fazer com que as principais nações emergentes adotem compromissos de redução de poluentes, embora menores que nos desenvolvidos. EFE abc/mh

Nenhum comentário:

Postar um comentário