quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vereador vai para prisão

Ex-presidente da Câmara de São José, empresário e donas de bares são acusados de aliciar adolescentes

DIVULGAÇÃO
Diante do Conselho Tutelar, garota declarou que fez programa com ‘Gauchinho’ e outros 20 homens


O vereador e ex-presidente da Câmara de São José do Rio Claro (a 325 quilômetros da Capital) Iraceldo Luiz Cezaro (PDT), e um empresário da cidade, Antônio Henrique José, foram presos ontem por exploração sexual de adolescentes. Os dois teriam saído com meninas de idades entre 14 e 16 anos e foram alvos de ações distintas do Ministério Público Estadual (MPE).

Com a prisão preventiva decretada pela juíza Melissa de Lima Araújo, os dois foram levados para a cadeia pública da cidade. O MPE também prendeu Cleonice Camargo de Souza e Vera Rosa de Lima, que são proprietárias de bares na cidade onde funcionavam pontos de prostituição de menores. Em depoimento ao delegado Romildo Grota, todos negaram qualquer ligação com as menores de idade.

O promotor César Danilo Ribeiro de Novais relatou que o envolvimento do vereador, conhecido como “Gauchinho”, com uma adolescente de 16 anos foi descoberto após a menina ser abordada pelo Conselho Tutelar e admitir que teria se prostituído com cerca de 20 homens. Ao citar o nome dos clientes, revelou que apenas os dois eram do município.

“Ela afirmou também em juízo que recebeu R$ 350 do vereador para passar os três dias do Carnaval (22, 23 e 24 de fevereiro) na residência dele”, disse o promotor. A garota descreveu o interior da casa do parlamentar, deu detalhes sobre o carro dele e outras informações que levaram o promotor a pedir a prisão preventiva do acusado, que teria telefonado para a menina tentando agendar um novo programa dois dias antes de ela prestar o depoimento.

A mesma menor saiu também com o empresário Antônio Henrique José, conhecido como “Toninho”, proprietário de supermercados na região. “Além dela, descobrimos que ele saiu com outras duas meninas, com idade entre 14 e 16 anos. Todas foram levadas para o motel em ocasiões diferentes. Será movida uma ação contra o motel por permitir a entrada de menores”, relatou o promotor, que realizou as investigações após receber as denúncias pelo Conselho Tutelar.

O atual presidente da Câmara de Vereadores de São José do Rio Claro, Livônio Brustolin (DEM), afirmou que o setor jurídico do órgão está se inteirando do caso e antecipou que será montada uma CPI para investigar o fato. O vereador acusado pediu afastamento do cargo no dia 1° de maio por motivos de saúde e retornaria ontem às funções. Iraceldo foi presidente da Câmara em 2006.

Esse não é o primeiro caso em que parlamentares são acusados de envolvimento com prostituição infanto-juvenil em Mato Grosso. Em fevereiro deste ano, o vereador de Cuiabá Ralf Leite (PRTB) foi flagrado com um travesti de 17 anos de idade no Posto Zero, em Várzea Grande. Antes disso, em março de 2008, a polícia de Sapezal prendeu o vereador Luis Eduardo Vianna (PSB) em um motel com uma menina de 13 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário