sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fome atinge 1 bilhão de pessoas no mundo, diz FAO

>Masaru Goto/World Bank


A fome no mundo alcançará um recorde histórico em 2009, com 1,2 bilhão de pessoas passando fome, segundo dados publicados nesta sexta-feira, dia 19, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Isso quer dizer que um sexto da humanidade sofre com a desnutrição – o maior número já registrado até então.

Segundo a FAO, o resultado não é consequência das más colheitas, mas sim da crise econômica mundial, que provocou entre outras coisas o aumento do desemprego, reduzindo o acesso dos pobres aos alimentos.

“Uma parte explosiva da desaceleração econômica mundial e o preço dos alimentos que muitos países insistem em manter altos empurraram mais de 100 milhões de pessoas para a fome e a pobreza”, disse Jacques Diouf, diretor-geral da FAO. De acordo com a organização, os preços internacionais dos alimentos básicos estão 24% mais caros do que em 2006 e 33% acima dos registrados em 2005.

“Essa crise silenciosa – que afeta 1 a cada 6 pessoas – representa um sério risco para a paz e a segurança mundiais. Precisamos criar um plano de emergência e um amplo consenso para a erradicação rápida e completa da fome no mundo”, completou Diouf.

Os países pobres, segundo Diouf, “precisam de ferramentas de desenvolvimento econômico e político necessárias para impulsionar a produção agrícola e a produtividade. É preciso aumentar o investimento no setor agrícola, já que na maioria dos países pobres um setor agrícola saudável é a chave para vencer a fome e a pobreza”, afirmou.

“Muitos dos que sofrem com a pobreza e a fome são pequenos camponeses de países m desenvolvimento. Para reduzir o número de vítimas, os governos, com o apoio da comunidade internacional, precisam proteger os investimentos na agricultura, de forma que as crianças tenham acesso não só a sementes e fertilizantes como também a tecnologias adaptadas, infra-estrutura, financiamento e mercado’, explicou Kanayo Nwanze, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

“O rápido avanço da fome continua provocando uma enorme crise humanitária. O mundo precisa trabalhar unido para garantir que as necessidades emergenciais sejam atendidas”, disse Josette Sheeran, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

A fome no mundo
A fome aumentou lenta, mas constantemente entre 1995 e 1997 e entre 2004 e 2006 em todas as regiões do mundo, exceto na América Latina e no Caribe, segundo a FAO.

Segundo a FAO, quase toda a população desnutrida do planeta vive nos países em desenvolvimento. Na Ásia e no Pacífico calcula-se que 642 milhões de pessoas sofrem de fome crônica, seguida da África Subsahariana (265 milhões), da América Latina (53 milhões), da África do Norte e do Oriente Médio (42 milhões) e dos países desenvolvidos (15 milhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário